segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Semana do Peixe é lançada em Brasília




Pescado. Delícia com sabor de saúde. Este é o tema da 10º edição da Semana do Peixe que foi lançada nesta segunda-feira (02/09), na Feira da Ceasa, em Brasília, com a presença do ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, entre outras autoridades como o deputado federal Vitor Paulo (PRB) e representantes do setor pesqueiro. O evento segue até o dia 15 de setembro com o objetivo de aumentar o consumo de pescado nacional e reduzir o preço.

Crivella destaca que a Semana do Peixe do traz consigo boas notícias: o Brasil está produzindo cada vez mais pescado. “Durante essa campanha, o consumo aumenta. Então, o pescador e o supermercado podem vender o peixe por um preço mais acessível”, disse o ministro. Crivella lembrou, ainda, que “no ano passado, durante o evento, o consumo aumentou 20% e o preço baixou 24%. Este ano, a expectativa é de que o consumo chegue a 30% no mesmo período. A iniciativa é positiva para a saúde dos brasileiros”, ponderou.

A Organização Mundial de Saúde - OMS, recomenda que as pessoas devam consumir pelo menos 12 kg de pescado por ano. Entretanto, no Brasil a média atual é de 9kg por habitante/ano. A previsão do Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA), é de que essa meta seja alcançada até o final de 2015.

Consumo entre idosos

Vitor Paulo, que também preside a Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso, ressalta a importância do consumo do pescado, principalmente pelos idosos, como forma de prevenir doenças e a desnutrição. “O peixe é uma carne com baixo teor de gordura e rico em ômega 3, que pode auxiliar na redução do risco de doenças cardiovasculares, diminuição dos triglicerídeos e colesterol e até mesmo na obesidade. O consumo do pescado tende a melhorar a expectativa de vida, pois é um alimento saudável e rico em vários tipos de nutrientes”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário